Índice de performance nas Redes Sociais

Ranking 24.02.2021 período analisado: de 16 a 22.02.2021

Comparação polêmica entre MMA e rinha de galo faz senadora disparar no ranking FSBinfluênciaCongresso

15 senadores mais influentes nas redes
1. HUMBERTO COSTA - PT (PE) 0
2. JORGE KAJURU - CIDADANIA (GO) 3
3. FLÁVIO BOLSONARO - REPUBLICANOS (RJ) -1
4. ALVARO DIAS - PODEMOS (PR) -1
5. ROMÁRIO - PODEMOS (RJ) -1
6. ROGÉRIO CARVALHO - PT (SE) 2
7. MAJOR OLIMPIO - PSL (SP) -1
8. MARCOS DO VAL - PODEMOS (ES) -1
9. KATIA ABREU - PP (TO) 42
10. LASIER MARTINS - PODEMOS (RS) 7
11. JOSÉ SERRA - PSDB (SP) 2
12. FABIANO CONTARATO - REDE (ES) 0
13. RANDOLFE RODRIGUES - REDE (AP) -3
14. EDUARDO GIRÃO - PODEMOS (CE) -3
15. PAULO PAIM - PT (RS) -1
Síntese do ranking

Eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu (PP-TO) é o destaque da semana no ranking FSBinfluênciaCongresso. Ela subiu 42 posições e alcançou o 9º lugar após causar polêmica nas redes sociais ao criticar a legalização de eventos como o UFC. A senadora questionou o motivo de a rinha de galo ser proibida enquanto o MMA é permitido no país. Depois de centenas de comentários, ela tirou o post do ar e afirmou ser contrária tanto à rinha de galos quanto a qualquer tipo de violência.

Com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) devido à prisão de um parlamentar, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) também ganhou prestígio nas redes sociais entre 16 e 22 de fevereiro. Ele chegou a apresentar Proposta de Emenda de Constituição (PEC) para alterar o sistema de indicação dos ministros da Corte e estabelecer mandato fixo, assim como assinou pedido de convocação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na semana pós carnaval, no entanto, a maior parte dos senadores perdeu lugares no ranking, sem alterar significativamente suas posições.

Os senadores Humberto Costa (PT-PE), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), estão no topo no ranking, em 1º, 2º e 3º, respectivamente. Com cinco nomes entre os 15 mais influentes do Senado, o Podemos é o partido com mais representantes no levantamento. O PT vem em seguida, com três integrantes.

Metodologia:

O índice FSBinfluênciaCongresso é calculado levando-se em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período de análise. A fórmula utilizada no cálculo da nota do parlamentar atribui pesos diferentes a cada critério e a cada rede social.

Além da posição no ranking, comparamos a performance do parlamentar em relação ao seu próprio histórico pessoal nas redes. Para isso, o FSBinfluênciaCongresso monitorou os senadores de janeiro a maio de 2021 e calculou seu desempenho médio neste período, atribuindo a esse desempenho uma nota base=100. Sendo assim, toda vez que o parlamentar atingir um Índice Individual superior a 100, significa dizer que ele melhorou seu próprio desempenho, e vice-versa.

Mais informações: (61) 99243-9205